sábado, 14 de janeiro de 2012

VU B1403

Com apenas um circuito integrado de baixo custo e poucos componentes podemos montar um VU de LED's para incrementar o seu som. O diagrama completo é mostrado na figura abaixo: 
 

Na figura abaixo mostramos a montagem em uma placa de circuito impresso de 5,6 x 3,2 cm visualizada pelo lado dos componentes:
 
A próxima figura mostra a mesma placa visualizada pelo lado cobreado, por onde devem ser soldados os terminais de todos os componentes (este é o desenho que serve de base para a confecção da placa de circuito impresso): 
 
Placa de circuito impresso 5,6 x 3,2 cm

O VU tem como base o circuito integrado B1403 que é encontrado facilmente nas lojas de componentes eletrônicos por um preço muito baixo. Na falta desse componente pode ser utilizado um equivalente como por exemplo o KA2284... Os resistores são de 1/8w de potência. Os capacitores eletrolíticos devem ter tensão de trabalho acima da fornecida pela fonte de alimentação (observar a polaridade destes componentes). Os LED's são comuns podendo ser de qualquer cor (observar polaridade). O trimpot de 10k serve para controlar a sensibilidade do circuito e deve ser ajustado conforme a potência do som. O capacitor de 2,2mF (IN) deverá ser ligado ao fio positivo (vermelho) do alto falante do som em que o VU for instalado e o terra do circuito será ligado ao fio negativo (preto). O circuito pode ser alimentado com bateria ou fonte de alimentação contínua a partir de 3,5V... No nosso caso alimentamos o circuito com fonte de 12V. O datasheet indica uma tensão máxima de 18V para este circuito, então muito cuidado para não danificá-lo. Uma boa dica é dar preferência para tensões intermediárias, confortáveis ao funcionamento do circuito.

Lista de material:

1- circuito integrado B1403 

6- LED's comuns 

1- resistor 1k x 1/8w 

1- resistor 10k x 1/8w 

1- trimpot 10k

1- capacitor eletrolítico 2,2mF x 16v 

1- capacitor eletrolítico 10mF x 16v 

1- placa para circuito impresso, fios, solda...

2 comentários:

  1. OI , qual resistor preciso para ligar esse vu em um amplificador dr 1600 wats rms???

    ResponderExcluir
  2. Ola Alcemir, acredito que resistores entre 100k e 470k x 1/8w podem ser usados, porém esse circuito já conta com um potenciômetro para ajustar a sensibilidade!

    ResponderExcluir