segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Iluminador de emergência


Este pequeno aparelho fornece iluminação imediata quando há falta de energia elétrica no local onde está instalado. Abaixo mostramos o circuito elétrico assim como os valores dos componentes utilizados na montagem do aparelho:
Com a presença da energia da rede elétrica o relé permanece energizado e, portanto, mantendo a bateria em carga constante através do resistor 100R. Com a falta de energia o relé comuta, ligando a bateria a lâmpada, mantendo-se assim até que a eletricidade seja restabelecida.
A exemplo do outro circuito que publicamos em postagem anterior, este também utiliza componentes de fácil obtenção no mercado. Também é possível obter alguns destes componentes em sucatas, diminuindo, assim, o seu custo.
O transformador tem tensão de saída de 12+12v com corrente de 500mA ou mais. Os quatro diodos são os 1N4002. O capacitor eletrolítico é de 100mF x 16v, sendo esta a tensão mínima de trabalho para este componente (observar a polaridade). O LED (observar polaridade) é comum e o resistor que limita a corrente no mesmo deve ter uma potencia de 1/8w. O Relé é um G1RC2 (Metaltex) para 12v ou outro com as mesmas características. O resistor de 100R é de fio e deve ter potência de 5w. A bateria pode ser de moto ou no-break com tensão de 12v e a carga X1 pode ser uma ou mais lâmpadas de 12v. As Lâmpadas podem ser substituídas por luminárias de LEDs brancos, o que resultará em baixo consumo de bateria aumentando assim a sua autonomia.

Benedito Amaral



1 comentários: