terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

RECEPTOR FM COM CI KA2297

 
Com apenas um circuito integrado e alguns componentes podemos montar um receptor de FM (88 a 108 MHZ) com boa qualidade e sensibilidade.
Primeiramente certifique-se de encontrar o circuito integrado KA2297 e depois providencie os outros componentes eletrônicos. Abaixo temos o diagrama esquemático deste receptor.

No esquema estão os valores de cada componente eletrônico. O capacitor variável (CV) é do tipo miniatura para a faixa de FM. Os capacitores são todos cerâmicos exceto os 3 eletrolíticos, é claro. O filtro cerâmico é de 10.7 MHZ. Todos os resistores têm potência de 1/8w. A alimentação deste circuito pode ser feita apartir de pilhas, bateria ou fonte de alimentação de 12v. A montagem deve ser feita em uma placa de circuito impresso de 8 x 5 cm que pode ser confeccionada por você mesmo. A saída (out) pode ser acoplada em uma mesa de som ou um amplificador de áudio. Uma boa opção de amplificador para este circuito é o TDA 2002 ou 2003. A antena pode ser um pedaço de fio ou uma antena telescópica.
Abaixo temos o designe da placa de circuito impresso deste receptor, sendo mostrado primeiro o lado dos componentes e depois o lado do impresso.





A bobina de antena (L1) é feita com 4 espiras de fio esmaltado nº 22 e a bobina osciladora (L2), de 3 espiras do mesmo fio.
O transformador de FI é construído aproveitando as formas já prontas que podem ser encontradas facilmente em receptores de FM danificados de onde tiramos o enrolamento existente e com fio fino esmaltado enrolamos 14 espiras sobre o pequeno núcleo de ferrite da forma. Primeiramente retiramos a blindagem de metal, depois do enrolamento feito soldamos as pontas do fio nos terminais (os dois de fora do lado que tem 3 pinos) e está pronto o nosso transformador de FI. Se no interior desta forma você encontrar um pequeno capacitor, não esqueça de remove-lo. O capacitor *CB é um cerâmico de 47pf.
Abaixo mostramos os detalhes da construção do transformador de FI.

Depois de colocar todos os componentes e efetuar a soldagem; conectar a antena, a alimentação (observar atentamente a polaridade) e a saída (out) em um amplificador externo é só ajustar as bobinas L1, L2 e o transformador de FI para sintonizar as estações com alto e bom som. Posteriormente você pode providenciar um gabinete para o seu receptor de FM. Uma boa opção é procurar uma caixa padronizada tipo PB 208, caso prefira usar um amplificador baseado no TDA 2002, este também poderá ficar dentro desta caixa, assim como a fonte e o alto falante.

Sucesso na experiência!

Vídeo do Receptor FM funcionando

36 comentários:

  1. Benê,
    Você não conseguiria um projeto de um receptor VHF de boa sensibilidade e seletividade?

    ResponderExcluir
  2. Carlos, assim que eu conseguir vou postar aqui!
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. benedito, voce nao teria um receptor fm estereo

    ResponderExcluir
  4. ola amigo gostaria de montar um receptor de fm vhf com ci A1186n muito usado em aparelhos de som domestico pois o mesmo é bem pequeno com apenas nove terminais e faz uma varredura de 88 a 200 mhz seria o ideal para muitos leitores a amadores de eletronica em geral se o mesmo for tecnico em eletronica e puder desenvolver um para nós agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não posso ajudar com esse receptor FM baseado no CI A1186n!

      Um abraço!

      Excluir
  5. OLA A TODOS,MEU NOME E REGINALDO,SOU RADIAMADOR E GOSTARIA DE MANTER CONTATO COM OS AMANTES DE RADIOESCUTA.
    QUEM QUISER PODE FAZER CONTATO COMIGO.
    pu1rcf@gmail.com OU
    pu1rcf@hotmail.com

    FELIZ 2012 A TODOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA,,, MEU NOME E REGINALDO... TENHO EQUIPAMENTOS PARA VENDER, SOBE ENCOMENDA... EXITE UM RADIO COM NOME DE TECSUN PLL660,NUNCA VI UM RADIO COM TANTOS RECURSOS E COM UMA RECEPÇAO INCRIVEL... ESTOU EM VOLTA REDONDA,ESTADO DO RIO,ESTE RADIOE ESCUTA QUASE TODAS AS EMISSORAS FM DO CENTRO DO RIO,QUE TEM UNS 140 KM DE DISTANCIA COM ANTENA INTERNA.....POREM SEU PREÇO E MEIO SALGADO PERTO DE OUTRO RADIO SIMPLES....QUEM PUDER DE UMA OLHADA POR AI NOS RECURSOS DO EQUIPAMENTO... TAMBEM TENHO RADIO PX,VHF, E UHF..
      pu1rcf@gmail.com

      Excluir
  6. olá amigo,Benedito amaral,meu nome é Irado aragão,gostaria de saber de você si uma caixa de som poderia funcionar como mesa de som,onde foce colocado um receptor e uma antena,para funcionar uma rádio fm.obrigado por sua tensam
    meu-emil-iraldoaragao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iraldo se a caixa de som for amplificada (ativa) certamente servirá para o projeto! Valeu!

      Excluir
  7. Benedito, boa tarde.
    Não consegui encontrar o capacitor de 25pf - para o sintonizador de fm - o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, tenta encontrar em alguma sucata de receptores de radio FM! Geralmente essa valor vem escrito assim: 25p, 25j ou simplesmente 25

      Excluir
  8. como vai benedito,
    O transformador de Fi pode ser construido usando forma de radio AM ? O que usar como forma para as bobinas L1, L2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim amigo! Vale a pena a experiência... Se tudo der certo me informa! Já para as bobinas L1 e L2 essa forma só é necessária para enrolar sendo posteriormente retirada. Voce pode usar um prego, por exemplo, mas observe alguma bobina pronta de algum rádio (perto do variável) para ter uma base do diâmetro das mesmas.

      Um abraço!

      Excluir
  9. bom dia bene..

    com esse RECEPTOR FM COM CI KA2297, consigo alterar a faixa de frequencia de (88 a 108 MHZ) para 64Mhz.

    preciso construir um receptor FM para reproduzir um sinal em 64Mhz... pode me ajudar..

    diego_racanelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego já lhe enviei um e-mail com algumas sugestões sobre o assunto!
      Boa montagem!
      Valeu!

      Excluir
  10. Benedito usei forma de radio am na construção de (transformador de FI) funcionou perfeitamente. Meu receiver além de emissoras de FM, sintoniza também a Tv Bandeirantes.Gostei, voce esta de parabens Benedito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Parabéns pela realização da montagem!

      Excluir
  11. Muito bom o blog heim,gostei.
    Se bem que Eletronica sou apaixonado eu vivo eletronica em especial radio . Tenho alguma fotos no meu blog quem quizer dar uma olhada este é o link: http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. com este receptor integrado, seria ótimo fazer escultas aérias, eliminando uma volta da bobina osciladora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Silas! Também na bobina de antena na mesma proporção!

      Excluir
  13. Como posso fazer um transformador de FI para 20khz?? ou 200khz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo! No momento não tenho como te ajudar!

      Excluir
  14. Ola Benedito, parabéns pelo projeto, sou aluno da escola técnica de Brasilia, gostei muito desse receptor, mais gostaria que me enviasse a lista de materiais para a compra dos componentes se você puder, agradeço muito a gentileza, meu e-mail é claudsons@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Claudson, muito obrigado pelo comentário! Enviei a lista de componentes para o seu e-mail! Valeu!

      Excluir
  15. Ola boa noite Benedito gostaria muito de fazer esse projeto vc poderia me mandar a lista de componentes e o projeto da placa para impressão, tava dando uma olhada e não to encontrando o (cv) para comprar posso troca-lo por um potenciômetro variável. Muito grato por sua atenção. Walison Hadd. meu email e walisonhadd@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walison envie os arquivos para o seu e-mail! Boa sorte na montagem!

      Excluir
  16. Benedito muito interessante seu projeto. Sou aluno da Escola Técnica de Brasília e estou montado seu projeto. Bem a saída de áudio (out) está sendo indicada por apenas um ponto no projeto, gostaria de saber onde ligar o segundo ponto de saída áudio, e também gostaria de saber se foi feito algum tipo de ligação das pernas 4,7,12 e 16 do ci com o terra. Foram aterrados de alguma forma ou se eu quiser posso eliminar completamente essas pernas do projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ton! Esses pinos do Circuito Integrado realmente não são ligados neste caso! Os únicos pinos com ligação ao terra são o 2 e o 9. Lembrando que nesse mesmo ponto será feita a ligação (terra) que vai para o amplificador juntamente com a saída (out) bem como a ligação da alimentação -B do circuito! Repare que todos os capacitores de 10nF têm um dos lados ligados ao terra, assim como a blindagem metálica do transformador de FI! Sucesso na montagem!

      Excluir
  17. o que acontesse se um capacitor desse for um pouco maior os de polieste p q nao conseguir todos iguais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA vc pode até fazer experiências com valores próximos dos indicados na falta dos originais, mas dê preferência aos capacitores cerâmicos pois esses apresentam as melhores características para operar nas frequências mais altas, o que não acontece com os de poliéster. Um abraço!

      Excluir
  18. ola benedito , gostaria de saber o seguinte , eu queria montar um receptor de fm como o proposto, mas com uma frequencia fixa dentro da faixa de fm mesmo poderia ser qualquer uma , gostaria de fazer tipo um link de fm. o transmissor pra não tem segredo o problema mesmo seria o receptor , esse projeto no caso , se eu colocasse no lugar do capacitor variável capacitores fixos poderia fixar a frequencia em algum valor sem alterar. se caso der certo você poderia me informar os valores desses capacitores para que caia em frequencia dentro da faixa de fm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano experimente capacitores cerâmicos com valores entre 10 e 40pf! Eventualmente alguns ajustes devem ser feitos nas bobinas de antena e osciladora (L1 e L2)! Boa sorte!

      Excluir
  19. olá, tenho uma dúvida. Pode ser estranha, mas é por que não tenho muito conhecimento na área. Minha dúvida é: o que faz o transmissor, transmitir em frequências diferentes? não digo a diferença entre 80 a 107 mhz fm... digo entre 1khz...1mhz...500 mhz... essas diferenças tão grande seria causado pela bobina, algum CI ou o conjunto por inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Com certeza com essa diferença enorme, a resposta mais adequada é o conjunto por inteiro, por exemplo, o tipo de oscilador usado na geração do sinal de FM é muito diferente de um circuito de transmissor de AM, além dos próprios valores dos componentes (capacitores, bobinas, transistores...), a faixa de frequência que se pretende operar (KHZ, MHZ, GHZ...); o tipo de modulação, entre outros, o que resulta em configurações muito diferentes! Um abraço!

      Excluir