sábado, 16 de outubro de 2010

Um Simples Computador



Apresentamos aqui um tipo de computador bastante simples que pode encontrar respostas para perguntas formuladas que se baseia no que podemos chamar de “matriz de coincidência”. As perguntas são interligadas previamente simulando a programação que é feita em um computador de verdade.
Quando ligamos as pontas de prova na pergunta e na resposta certa temos a confirmação por meio do acendimento de uma pequena lâmpada, que no nosso caso é um LED (Diodo Emissor de Luz) e quando ligamos as pontas na resposta errada, a lâmpada permanece apagada.
Este experimento pode servir de teste de conhecimento, abordando vários assuntos. O nosso foi utilizado em uma exposição de feira de ciências da escola com o tema estados e capitais brasileiras. Este recurso pode ser um grande aliado do professor, que poderá adaptá-lo de acordo com o seu interesse ou necessidade para transmitir de forma mais criativa e eficaz o conhecimento aos seus alunos.
A montagem deve ser feita de modo que as perguntas sejam ligadas às respostas pela parte de baixo como mostra a figura abaixo. O resistor de 47r deve ter potência de 1/8w e deve ser ligado no LED para limitar a corrente neste componente respeitando a sua polaridade pois o mesmo possui um polo positivo e outro negativo. Abaixo mostramos como deve ficar o circuito.



Material necessário:

-isopor
-cartolina
-32 parafusos com porca
-1 resistor 47r
-1 LED comum
-2 garras de jacaré
-5 metros de fio flexivel
-cola para isopor
-solda
-2 pilhas pequenas


Fonte de pesquisa: Revista Eletrônica Total nº 42